Festival une rock e cerveja artesanal em 16 horas de festa

Festival une rock e cerveja artesanal em 16 horas de festa
Um dos festivais de cerveja artesanal mais reconhecidos do país, o DUM Day realiza sua nona edição anual neste sábado (20/7) em Curitiba. O evento terá 16 horas de duração, com shows de rock e mais de 60 diferentes tipos de cervejas, no Distrito 1340. Vai das 11h da manhã até às 3h da matina, sem interrupções. Ingressos antecipados podem ser adquiridos no site da Eventbrite (www.eventbrite.com.br/e/dum-day-9-tickets-64509327134) ou diretamente na portaria, no dia da festa.
Novidades cervejeiras
O DUM Day tem a tradição de trazer lançamentos e exclusividades. Este ano não será diferente. Entre as novidades da DUM está a cerveja Três e Meio Polska, com lúpulos poloneses.
Cervejas colaborativas da DUM com outras fábricas também marcam presença. A Ordinary Bitter é uma parceria com a 277 Craft Beer e será apresentada em quatro versões com blends de barricas de cachaça (com as versões regular, carvalho francês, castanheira e amburana). A 277 é um projeto de Agenor Macari, mestre cachaceiro e um dos sócios da famosa aguardente Porto Morretes. Já a parceria com a Cervejaria Araucária, de Maringá, resultou em dois rótulos: Tovarich (que quer dizer “camarada” em russo) é um Imperial IPA, enquanto a Mary Black  é uma Session Black Ale.
Fruto de colaboração com a Joy, de Curitiba, nasceu a Aveia Movediça, uma Lager que tem 60% de aveia na receita. E com a Swamp, também curitibana, foi criada a Petit Pavé, uma Doppelbock. Já a colaborativa com o The Liffey Brew Pub, de Florianópolis, foi para a produção de uma Catharina Sour com amoras e baunilha.
Mais cerveja! Confira outros destaques do evento:
Outra cerveja com destaque no DUM Day é a Baltic Negroni, da Avós Cervejaria. É uma Baltic Porter com 8,5% de teor alcoólico, envelhecida em barril de carvalho, anteriormente utilizado para Negroni. O resultado é uma complexidade extremamente agradável e baixa carbonatação, o que permite o equilíbrio do dulçor e amargor seja perceptível. Desenvolvido em parceria com a Difford’s Guide e a Campari Brasil, o rótulo é comemorativo para a Negroni Week.
A Frambonade é uma cerveja do estilo Fruit Berliner Weisse. Teve criação colaborativa feita entre a Cervejaria Synergy e Cervejaria Narcose, com a adição de framboesa e raspas de limão tahiti. Com 4,5% de teor alcoólico e apenas 5 IBU, é uma cerveja super refrescante e saborosa. A framboesa tem presença marcante no aroma e no sabor, complementadas por uma acidez agradabilíssima, equilibrada pelas raspas de limão tahiti.
A Evermont da Cervejaria EverBrew é uma cerveja do estilo India Pale Ale produzida com levedura CONAN. Em sua composição entram também trigo e aveia, que conferem a sensação de boca aveludada. As doses absurdas dos lúpulos Citra, Mosaic e Galaxy, aliados ao duplo dry hopping, revelam a explosão de sabor e aroma remetendo a frutas amarelas maduras como abacaxi, manga, pêssego, melão, damasco e maracujá.
A Maniba & Alenda Hopfen-Weisse é uma WeizenbockIPA, com 50 IBU’s e um aroma que mistura as características tradicionais das weissbiers com a complexidade dos lúpulos em evidencia. Sua produção segue de acordo com o método tradicional de fermentação em tanques abertos e utiliza também as técnicas de decocção e refermentação.
Shows
Dois palcos agitam a festa com destaques locais do rock. Cleiton Valle abre a programação com clássicos, de AC/DC a Pearl Jam. Em seguida, Renan Zonta e Ben Hur, interpretam versões de bandas como Deep Purple e Van Halen. A Banda de Um Homem Só, projeto solo do músico David Henn, apresenta blues ao estilo do Delta do Mississipi Delta. Entram no repertório nomes como Robert Johnson e Muddy Waters. Henn toca sozinho: guitarra, gaita, bateria e canta, no estilo “one man band”.
A festa tem ainda Kill The Sheep, grupo voltado ao grunge e pós-grunge, interpretando Nirvana, Alice in Chains e outras bandas dos anos 1990. Os grupos Xima Rock e Bwana completam a programação.
A gastronomia ficará a cargo das lojas Choripan, Frites (pizza, hambúrguer, nachos e outras porções) e Buffalo (espetinhos). Como opção de sobremesa, a Gelataio terá sorvetes, brigadeiros e brownies.