A História da Padaria America

Foto: Divulgação site America Padaria

A história toda começa quando chega em Curitiba no ano de 1882 o o alemão Friedrich Engelhardt tentar a vida trabalhando como pedreiro e carpinteiro.

Em  1885 ajudou a fundar a  Sociedade Rio Branco e  primeira cervejaria a vapor de Curitiba. Foi seu filho Eduardo Engelhardt quem fundou em 1913 a Padaria América que no início funcionava como um armazém de secos e molhados na esquina das ruas Alferes Poli e Sete de Setembro.

Em 1914 mudou o estabelecimento para a rua Trajano Reis (na época rua América)  daí  o nome da Padaria América..

Em 1928 se estabeleceu na esquina das ruas Trajano Reis com presidente Carlos Cavalcanti onde se localiza até hoje.

O Sr Eduardo passou todo o seu conhecimento de panificação e bolos para seu filho Evaldo que começou a trabalhar aos  16 anos com seu pai.

O maquinário era quase todo importado da Alemanha e alguns existem até hoje.

Durante a 2ª Guerra mundial a Padaria América teve que baixar a produção de pães devido á dificuldade de encontrar trigo. Nessa época, Evaldo era quem transportava os pães para os bairros distantes de carroça, alguns de seus clientes não tinham dinheiro para pagar os pães então trocavam por mel, frios ou outros produtos.

Em 1953 casou com Lidia Kohls e juntos assumiram a Padaria América, pois o Sr Eduardo (fundador) adoeceu.

Em 1981 houve um incêndio causado por um curto circuito, mas o casal conseguiu com muita perseverança reconstruir a Padaria América.

Há uma tese da UFPR do ano de 2002 da nutricionista Juliana Reinhardt, sobre a tradição da Padaria América para Curitiba. Em 2011 a tese virou um livro “A Padaria América e o Pão das Gerações Curitibanas”.

São mais de 102 anos de tradição na arte de fabricar pães e quem comanda atualmente a Padaria América são os bisnetos do fundador Andrea e Eduardo.

Ao contrario das outras padarias onde mais se vende pão francês o que mais sai na América é a broa de centeio e suas variações: com gergelim, girassol e granola.

Fazem sucesso os cukes de banana, farofa, goiabada e abobora, sendo que as receitas são as originais de 1913.

 

Rua Presidente Carlos Cavalcanti , 942 – São Francisco.

De segunda a sexta das 9h as 20h. Sabado das 8h30 as 20h.

 

Filiais: Juvevê – Rua Dr. Goulin,788 /  Bacacheri – Av. estados Unidos, 412           Agua Verde – Av. água Verde 470.